O Google recentemente criou mais uma atualização do Google Analytics o famoso GA4 (Google Analytics 4). Ele possui novas funcionalidades e traz painel mais intuitivo para análise do seu site. veja neste post como migrar para o Google Analytics 4
Para quem esta habituado a analise do GA Universal, talvez fique um pouco confuso, pois muitos eventos devem ser criados manualmente dentro da ferramenta. É muito mais fácil as análises. No inícios parece complicado, mas com o tempo você acaba vendo mais benefícios.
Vamos falar dos eventos com mais detalhes em outros posts, pois a forma de capturar mudou com relação aos parâmetros.
Primeiro você pode migrar seu site para GA4 e manter as duas Propriedade rodando dentro do seu site GA4 e GA Universal. Isso é valido para quem tem o Analytics instalado dentro do site.
Migrar para o Google Analytics 4 é muito fácil. Acesse a área Administrativa do GA. Clique em Administrador.
Depois acesse a propriedade do site e clique em Assistente de Configuração do GA4
Clique no botão Azul “Primeiros passos” para Criar uma propriedade nova para a conta do GA4.
Aparecerá uma pop-up notificando algumas observações que você deve avaliar. Se você personalizou sua Tag, para os eventos futuros dentro do GA4, não serão mais válido. Terá que criar novos eventos. Clique no botão Azul Criar propriedade.
Se tudo der certo, aparecerá no final sua conta GA4 já conectada com seu site.
Desta forma você terá sua conta GA4 vinculada junto a sua propriedade GA Universal. Não precisa inserir código do GA4 no seu site, a menos que você queria fazer. Se a sua opção for incluir o código do GA4 no seu site. Entre na propriedade GA Universal e clique no botão Desconectar.
Leia as observações e clique em Continuar.
Agora acesse a propriedade GA4, clique em Fluxos de dados na lateral direito. Na tabela do lado esquerdo clique em WEB. Clique na linha que aparece do Fluxo de dados para mostra nova janela.
Copie o ID para incluir no seu Tag Manager, ou pegue o código GA4 para incluir diretamente em seu site. (lembrando que deve ser colado na tag <head>)
Acesse no painel do GA4 Tempo real, aguarde alguns minutos para verificar se esta funcionando a captura das visitas.
Um ponto negativo é que você terá que manter o GA Universal e o GA4 juntos pois não é possível passar os dados antigo de um Analytics para outro. Espero que você tenha migrado de forma fácil para o Google Analytics 4.
Sucesso e até o próximo post!
0 comentário