Uma versão nova e mais inteligente do Google Analytics apareceu em cena. Seu primeiro pensamento pode ser: “ outra atualização ?”, Mas ouça-nos!
Vamos apresentar a você o Google Analytics 4: evoluído do Universal Analytics, o Google Analytics 4 é um tipo de propriedade que funciona de maneira mais inteligente para que você tenha os dados essenciais quando e onde precisar. Anteriormente conhecido como “App + Web”, o GA4 fornece insights mais úteis sobre os clientes em dispositivos e plataformas enquanto navega no cenário de tecnologia em constante mudança e na demanda por e-commerce.
Aqui estão algumas das principais melhorias:
O GA4 pode alertá-lo automaticamente quando detecta tendências de dados significativas.
Com insights mais inteligentes baseados em IA, o Google Analytics 4 tem um poder de previsão aprimorado. Ele tem a capacidade de notificá-lo quando há uma demanda crescente por um produto específico e pode ajudar a prever métricas, como receita potencial de um segmento específico de clientes. Sua capacidade de prever fornece um vislumbre das ações que os clientes podem realizar em um futuro próximo, permitindo que as empresas se concentrem nesses públicos de alto valor.
Os relatórios agora são mais intuitivos e o ciclo de vida do cliente é mais fácil de interpretar
O Google simplificou e reorganizou os relatórios para ajudar a fornecer uma visão mais completa de como os clientes interagem com uma empresa. O GA4 aproveita as IDs de usuário fornecidas pelo profissional de marketing e os sinais exclusivos do Google para compreender uma jornada de compra cada vez mais complicada; os clientes podem mudar do tablet para o celular e depois para o desktop, apenas para voltar a um aplicativo para fazer a compra final. Os insights de marketing como metas , aquisição ou conversão podem ser encontrados de forma mais intuitiva, ajudando os profissionais de marketing a aprofundar uma parte específica da jornada do cliente para obter uma imagem precisa do comportamento do usuário e quando vender.
O novo Analytics foi projetado para lidar com um futuro de navegadores com ou sem restrições e identificadores de cookies.
Conforme os padrões de tecnologia e as restrições de privacidade evoluem, o GA4 permite que o aprendizado de máquina preencha as lacunas com a modelagem de conversão . Usando uma abordagem flexível de medição, o Analytics usará a modelagem para complementar os resultados de marketing para obter uma imagem melhor do comportamento, mesmo quando há limitações. O GA4 é totalmente capaz de obedecer às novas regras de privacidade sem ter que negociar por dados valiosos.
Embora o Universal Analytics ainda esteja disponível, todas as propriedades e desenvolvimentos de recursos recém-configurados se concentrarão no GA4 à medida que forem lançados. Enquanto isso, a recomendação do Google é aproveitar o poder de ambos os tipos de propriedade e gerenciá-los juntos.
Se você é novo em análises ou precisa de uma atualização, é altamente recomendável conferir a Google Analytics Academy, que oferece cursos gratuitos (com certificados) para todos, de iniciantes a usuários avançados.