Foi o que meu avô costumava dizer quando queria aprender sobre algo incompreensível, em sua compreensão. Claro, as primeiras palavras eram diferentes, mas a essência não muda. Nosso mundo está se movendo a uma velocidade impensável, tudo está mudando mais rápido do que nunca. Apenas sete anos atrás, o conhecimento de SEO era bastante suficiente para se sentir confiante no espaço da Internet (e a otimização era mais fácil, então, eh … um passado doce), há três anos, o marketing na Internet parecia ser algo novo e incomum, e para muitos incompreensíveis o termo. Agora, toda grande empresa quer ter um profissional de marketing digital na equipe para efetivamente organizar campanhas publicitárias, analisar as atividades dos concorrentes e ajudar a melhorar a imagem da empresa na rede. A velocidade da mudança é evidenciada pelo fato de que muitas vezes os proprietários de empresas não entendem por que eles precisam de um especialista, embora tenham certeza de que isso é extremamente importante para a empresa. O conhecimento em marketing na Internet já é escasso – uma nova era chegou – marketing digital.
Entenda a definição do conceito de marketing digital
Vou ali pegar o livro do Kotler, já volto!
Aqui eu queria dizer que o digital é a evolução do marketing na Internet, mas não é. Pelo menos porque ele efetivamente usa o marketing móvel, e exposições de LCD com apresentações espetaculares também fazem parte disso. Na verdade, esta é uma disciplina complexa (baseada em tecnologias digitais), usando diferentes tipos de marketing para promover o produto. Hoje, o marketing digital começa a usar amplamente os tipos tradicionais de publicidade, cuja principal tarefa é chamar a atenção do público e arrastá-lo para o mundo virtual. O exemplo mais marcante é o código QR em publicitários e revistas.
Quais os canais de informação da mídia podemos chamar de digital?
O mais importante, por direito, pode ser chamado de internet e dispositivos que lhe proporcionam acesso (computadores, tablets, smartphones, etc.). Como meio de obtenção de direitos de informação, comunicação e auto-realização.
O próximo canal digital é o dispositivo móvel. Antes as marcas entregavam anúncios por mensagens SMS, agora a instalação de aplicativos nos smartphones ajudam a disseminar mais informação e interação entre cliente e marca.
A televisão digital, todos os anos, vem se integrando gradualmente com as aplicações da Internet. Agora, você pode usar sua TV para acessar sua página do Facebook, assistir a um vídeo no vimeo ou descobrir as últimas notícias.
Telas interativas. Muitas vezes nos encontramos na loja, na rua, mesmo em metrô. Este é um tipo de mídia digital que substitui progressivamente a publicidade externa padrão, porque permite interagir muito mais de perto com o consumidor e conectá-lo com informações, ajudá-lo a fazer compras.
Touchscreens (Tablets), leitores e outros dispositivos – aplicativos especiais para eles permitem ao usuário obter novos conhecimentos, jogar, assistir filmes, entrar online e muito mais. Para muitos, hoje em dia, é indispensável e faz parte de uma vida na qual a informação é consumida 24 horas por dia.
Os dispositivos digitais são dispositivos que podem coletar informações e transferi-las para centrais de processamento. Por exemplo, relógios inteligentes, óculos (Google Glass) , pulseiras de fitness, fones de tradução e outros.
A arte digital é qualquer tipo de arte onde um computador é usado para criar ou reproduzir obras de arte. Pode ser uma imagem, som, animação, vídeo, jogo, website, algoritmo, desempenho ou instalação. Muitas formas tradicionais de arte integram tecnologias digitais e, como resultado, os limites entre as obras de arte tradicionais e os meios digitais tornam-se desfocados.
O que são agências digitais?
- Serviços padrão (criação de sites, promoção de mídia e contextual, design, sites de produção);
- Desenvolvimento de uma estratégia abrangente para a empresa em um ambiente digital (expertise e promoção);
- Trabalhar com comunidades online (grupos e páginas em redes sociais, blogs, fóruns, locais especializados);
- Organização de eventos, competições (estratégia, criatividade, execução, análise de desempenho) em combinações promocionais online / offline;
- Transferência do consumidor da esfera offline e offline (partes, atividades, etc.);
- Marketing experimental de códigos QR, serviços de geolocalização, RFD, realidade aumentada, etc.
E o que resta de nós?
Estou confiante de que as tendências no desenvolvimento da esfera digital visam criar novos tipos de interação com o público. As duas últimas palavras são fundamentais para entender a essência desta direção. Pela primeira vez, na história do marketing, existe uma oportunidade de interação, quando os próprios consumidores podem criar um produto, como eles querem receber. Fale, o que eles pensam – e tenha certeza de que eles serão ouvidos.
Agora, mesmo uma pequena empresa com um produto único e interessante, sem orçamentos de publicidade grande, pode enviar sua mensagem a milhões de clientes em potencial em poucos minutos e se tornar uma grande corporação. Mas, por outro lado, um feedback negativo sobre os produtos pode afetar criticamente o nível de vendas da empresa. A capacidade de reagir rapidamente às mudanças tornou-se um fator crítico na sobrevivência. Em um único dia, consumimos informações mais do que nossos antepassados para o ano da vida. O mundo tornou-se mais rápido, o mundo tornou-se mais transparente, o mundo tornou-se mais interessante. E somente em tal mundo poderia haver marketing digital em todas as suas manifestações.